O GPA, dono de redes como Pão de Açúcar, Assaí e Extra, anunciou o retorno de uma marca extinta pelo próprio grupo em 2011: o CompreBem. O grupo reformulou a marca adquirida em 2002 e criou uma nova empresa com o intuito de brigar com o segmento mais perigoso no varejo de alimentos dos últimos anos – os supermercados regionais.
Voltado para as classes B e C, o novo CompreBem terá início no segundo semestre deste ano em projeto piloto com 20 lojas no estado de São Paulo. Todos os endereços iniciais ocuparão prédios onde hoje funcionam supermercados da bandeira Extra, e a reforma deve durar cerca de 90 dias, de acordo com a companhia. Serão lojas de 1.700 metros quadrados, em média, com foco em compras de reposição – ou seja, principalmente produtos perecíveis adquiridos semanalmente.
O investimento é relevante. Segundo Belmiro Gomes, presidente do Assaí e do CompreBem, o preço para transformar estas 20 lojas já planejadas ficará entre R$ 100 milhões e R$ 130 milhões, que serão realocados dos R$ 1,3 bilhão previstos em investimentos em 2018. Isso conta reformas e toda uma reestruturação no modelo de negócios que, além de permitir a concorrência com as regionais, deve diminuir os custos operacionais destas unidades em 20%.